"Porque é necessário ver a vida com outros olhos, além da aparência que ela nos apresenta."
Alice Paes

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Roda Viva

"Roda mundo, roda gigante
Roda moinho, roda pião
O tempo rodou num instante
Nas voltas do meu coração..."

(Trecho da composição de Chico Buarque - "Roda Viva".)

----------------------------------------------------

As coisas acontecem, e junto a elas vem o tempo que vai fazendo sua contagem... "tic-tac-tic-tac..."

Você não o nota e, no entanto, prossegue com sua rotina, com seus planos, com suas aspirações. "Tic-tac-tic-tac..." Vive momentos... Momentos bons, ruins, momentos vagos, tediosos...

Chega um instante que sua rotina começa mudar. Seja por uma promoção no trabalho, uma vaga na universidade ou, um novo amor. Várias coisas acontecem no desenrolar do "tic-tac", aqueles momentos do passado ficam no passado. Tornam-se vagas lembranças presas a uma página virada de sua vida, a partir desse novo momento que chegara, nada daquilo lhe faz falta, pra você o que vale é o presente. Passa a ver o que se foi como uma etapa que lhe acrescentou coisas boas e ruins também, mas que acima de tudo, lhe fez amadurecer.

Agora você está diferente, é mais esperto, mais ágil e mais concentrado no próximo passo. Talvez você não saiba explicar exatamente o por que de ter mudado, não foi uma atitude que você resolveu tomar, simplesmente aconteceu, você não é mais um jovem inconsequente, agora conhece coisas que não conhecia, agora já tem noção daquilo qual antes se perdia. És responsável pelos seus atos e as consequências dos mesmos.

Você não explica, mas ele explica: "tic- tac- tic-tac- tic-tac- tic-tac".

Ele te amadurece, amadurece seu corpo, muda as coisas na sua vida, muda bastante suas ideias, coloca novas pessoas em seu caminho... Muda o cenário de sua história, muda muitos personagens também. Num simples "tic-tac" faz você pensar mil e uma coisas e planejar outras mil.

Sinto dizer, [na verdade não sinto não, fico feliz] que o “tempo rodou nas voltas do meu coração”, o passado não habita mais aqui... Não somente por haver um outro ocupante de meus pensamentos, e sim, por que foi um passado que não fora tão marcante, apenas borrifou alguma página de minha história, mas essa página já ficou tão para trás, que ao tentar voltar a ela vejo apenas pequenas letrinhas um tanto quanto fracas diante do presente.

Eu não sou mais a menina ingênua que fui, eu agora sou mulher.
Só posso ignorar a tentativa do passado em querer repetir uma rasteira em mim... Pois agora eu uso salto, posso esmagar o seu pé.

Alice Paes.

3 comentários:

  1. tic-tac-toc

    o tempo passa o tempo voa.
    amores passam, amores ficam, permanecem, fazem a gente chorar, rir.
    amadurecemos, as vezes apodrecemos.

    tic-tac-toc

    ResponderExcluir
  2. Caramba ... Identifiquei-me bastante com este texto!

    Só me falta usar salto =S

    ResponderExcluir
  3. kkkkk Lulu, eu também não uso muito salto não :P
    Mas pra esmagar o pézinho de qualquer um, a gente abre exceção rsrsrs.

    ResponderExcluir